BONFINÓPOLIS DE MINAS

BONFINÓPOLIS DE MINAS

domingo, 22 de agosto de 2010

ATIVIDADES DO MÓDULO 1 PROINFO 100 HORAS

ATIVIDADE 1.1"QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ"

Quem sou eu enquanto professor e aprendiz? Sou uma professora alegre, dinâmica e bastante preocupada com a aprendizagem de meus alunos; procuro desenvolver uma prática interativa, ouvindo suas idéias, respeitando seus valores, tentando diversificar atividades, procurando adequar os conteúdos à realidade e necessidade dos educandos na intenção de prepará-los para o mercado de trabalho e principalmente para a vida. procuro despertar o máximo a curiosidade deles; diria que algumas vezes; . Acho que esta questão de despertar interesse e motivar os alunos é muito relativa, depende de vários fatores tipo idade, valores, humor estresse, etc. Gosto de trabalhar com projetos porque o aluno interage mais com a aula e aquilo que é interessante e importante para alguns passa a ser para muitos também porque ele passa a vinvenciar isso, procuro nas minhas práticas pedagogicas usar de todos os recursos tecnologicos disponiveis no meu ambiente de trabalho. Há uma nececidade de mudar na forma de ensinar somente quadro e giz já não atrai os alunos pois la fora eles vivem num mundo muito mais atraente e interativo, mas como fazê-la? De que recursos dispomos? Será que estamos mesmo preparados para utilizar todos os benefícios das tecnologias e vencer o desafio de converter informações em conhecimento? Precisamos refletir e dinamizar nossa prática pedagógica, sistematizar e organizar conteúdos interessantes, buscar soluções para os problemas que certamente se apresentarão, compartilhando experiências com nossos colegas de área de atuação e também com toda a comunidade escolar , ensinando e aprendendo com os colegas e até mesmo com os alunos, para que possamos vencer os desafios impostos pela sociedade e pela evolução tecnológica.


ATIVIDADE 1.2  REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO

O vídeo deixa claro que o Uso dos recursos tecnológicos hoje é indispensável tanto no processo ensino aprendizagem, que pode ser usado de diversas maneiras para subsidiar o professor, quanto ajudando o aluno a expressar melhor através da leitura e da oralidade, como também no dia a dia. São recursos que utilizados de forma adequada pode transformar a aprendizagem e o futuro de uma criança. A criança portadora de necessidades especiais o uso do computador é uma ótima ferramenta de apoio para o seu desenvolvimento.



ATIVIDADE1.3 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Conforme o Professor Ladislau Dowbor, devemos selecionar as informações para podermos organizar os nossos conhecimentos e ter uma escola articuladora, pois o espaço tecnológico esta a cada dia multiplicando-se, evoluindo fazendo com que a escola repense o seu papel. A visão geral é que precisamos de escolas menos lecionadora e sim organizada de conhecimentos.

ATIVIDADE 1.4 TECNOLOGIAS EXISTENTES NA MINHA ESCOLA

http://helenamendesmenezes.blogspot.com/2010/08/atv-1.html


ATVIDADE 1.5 (FICHAMENTO) CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA
Programa: portal do professor; Áreas do conhecimento: Biologia, e a leitura. Tema: Pedofilia; As estratégias utilizadas foram: aula interativa, uso do laboratório de informática, vídeo. As metodologias adotadas nesta aula foram bem especificas, o que torna a aula bem dinâmica e interessante. Houve preocupação em subsidiar tanto o professor como os alunos, utilizando tecnologias vídeos, sites da internet de informação e comunicação

ATIVIDADE 1.6 OLHANDO PARA UMA PRATICA DO PROFESSOR COM O USO DA TECNOLOGIA
Vivemos numa sociedade informatizada onde o fundamental é fazer com que os alunos e professores utilizem a tecnologia ,mais do que permitir o acesso à tecnologia, primeiro precisa uma preparação para os educadores. Assim eles juntos professores e alunos vão desenvolver a criatividade, buscando respostas para seus questionamentos o professor deve lançar o desafio sempre, pois os alunos gostam disso e acabam encontrando outros caminhos. Sabemos que isso é uma questão de longo prazo, porque a formação se dá ao longo da vida, tem que ser continuada e voltada para a própria prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário