BONFINÓPOLIS DE MINAS

BONFINÓPOLIS DE MINAS

sábado, 30 de outubro de 2010

Atividade 4_4

Projeto de experiências científicas

Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
Hoje nós educadores buscamos uma educação justa e igualitária, que respeite as diferenças, mas que amplie o leque de possibilidades dos educando. E para isso são inegáveis o conhecimento e a utilização das tecnologias dentro da sala de aula, o currículo não pode ser apenas uma divisão de conteúdos, parado, estagnado, devendo fazer a integração dos conteúdos as realidades presentes no dia- a -dia, transformando as nossas aulas mais atrativas e significativas. Por isso já é quase impossível falar de currículo, sala de aula, ambiente escolar sem falar em tecnologia, sendo o professor o principal mediador dessa interação para concretização de uma aprendizagem significativa e sócio-interacionista.
A tecnologia deve ser usada como uma nova estratégia pedagógica, atendendo as expectativas dos alunos. Claro que para isso é necessário que o professor tenha conhecimento do conteúdo que pretende ensinar e também da tecnologia (recurso) que vai utilizar, estabelecendo uma linha de trabalho a ser seguida.
Relato de um trabalho realizado na Escola Municipal Dercilio Duarte Melgaço (Bonfinópolis de Minas) em junho de 2010 com os alunos do 6° ao 9° ano de escolaridade envolvendo currículo e tecnologia.
Com o objetivo de fomentar o espírito cientifico dos alunos, colocando-os para investigação, criando maior envolvimento, reforçando o trabalho em equipe e proporcionando habilidades como dinamismo, liderança, organização, utilização de tecnologias entre outras, realizamos a 1ª Feira cientifica da escola, envolvendo todas as disciplinas escolares. A feira foi um sucesso, proporcionando ao aluno uma cultura científica, que é essencial para compreender o mundo e inserir-se pessoal, social e profissionalmente. Os alunos fizeram uso de suas próprias idéias ou de um tópico preparado pelos professores para investigar. Essa estratégia educativa foi fundamental para que os alunos, compreendesse e reconhecesse a importância da pesquisa , podendo recorrer a livros, CD-ROM, internet, vídeos, substancias e reagentes etc., além de reafirmar a importância da biblioteca nesse processo .
Com a realização desse projeto concluímos que os alunos gostam de realizar trabalhos baseados na Metodologia de Projetos, ficam mais envolvidos e interessados desenvolvem a capacidade de pensar, raciocinar, descobrir e resolver problemas com temas que lhes são interessantes e instigantes, de forma envolvente e que possibilite a satisfação pessoal e coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário